Porque hoje é o Dia Mundial do Livro, damos a conhecer um romance centrado em Milfontes, que nos foi apresentado por uma simpática leitora.
Antes de nos focarmos no livro, falemos da sua autora. Maria Amália nasceu em Vila Nova de Milfontes, num quente fim-de-tarde de Julho. Mudou-se para Lisboa onde cresceu, estudou e trabalhou, tendo exercido sempre na área da contabilidade. Há anos atrás, resolveu trocar Lisboa e os números por Milfontes e pelas letras. Colabora desde 2007, com o jornal de carácter regional “Costa a Costa”. “Voltada Para o Mar” foi o seu primeiro romance a ser publicado, em 2010.
Para aguçar o apetite, aqui deixamos a sinopse:
“Em 1896 Mestre Francisco comanda o «Senhor dos Passos» em mais uma das suas viagens comerciais pela costa Sul do País. A viagem é tormentosa e já ao abrigo da baía do Mira em Vila Nova de Milfontes, uma inesperada confusão instala-se entre o pessoal de bordo deixando a descoberto uma estranha mulher que se infiltrara na tripulação. A partir desse momento a vida de Mestre Francisco nunca mais será a mesma…
Mais de um século depois, Júlia regressa a Portugal com o marido após a recente morte dos pais. Mas a fase de perdas ainda não está completa e é na mais penosa solidão que Júlia regressa à terra onde nasceu. É aí, nessa pequena
terra da qual não tinha memória, que um passado de lendas e misteriosas personagens vem ao seu encontro.
Perdida e atormentada, é na amizade de um desconhecido que encontra apoio para resistir à loucura, entender o passado e reencontrar-se…”