Ontem pelas 16h, vários banhistas que se encontravam nas praias das Furnas e da Franquia terão avistado a barbatana dorsal de um tubarão, o que levou ao hasteamento temporário da bandeira vermelha. Em poucas horas, o sucedido espalhou-se rapidamente por toda a região, sendo assim natural que o episódio surja hoje na imprensa escrita nacional.
Segundo os relatos de banhistas entrevistados pelo diário “Correio da Manhã”, o tubarão terá nadado a poucos metros das pessoas, tendo depois seguido para o mar.
A Polícia Marítima colocou de imediato patrulhas em acção, por forma a tentar localizar o animal, o que se revelou infrutífero. Por forma, a garantir a segurança dos banhistas que frequentam as praias de Vila Nova de Milfontes, a Polícia Marítima de Sines já anunciou que as buscas irão prosseguir durante esta quarta-feira.
Convém frisar que este foi um acontecimento bastante incomum na zona. Falando com os pescadores mais velho de Milfontes, contam-nos que apenas se recordam de ouvir falar da presença de um tubarão no Mira há várias décadas atrás.
Igualmente importante, é notar que tratando-se efectivamente de um tubarão, existe uma grande possibilidade de que se trate de um tubarão frade, espécie bastante comum na costa portuguesa, que se alimenta de crustáceos de pequenas dimensões e de algas, não sendo perigosa para nós humanos.
Não há por isso razão para pânico, nem para dar demasiado relevo a uma situação que não passa de uma mera curiosidade.
Fotografia: Correio da Manhã