O Que Fazer Em Vila Nova de Milfontes

Actividades na natureza

 Se pensa que Vila Nova de Milfontes é só praia, está enganado. São muitas as actividades que a terra oferece a quem por cá passa. Em pleno Parque Natural, é possível fazer caminhadas ou passeios de BTT, nos trilhos estabelecidos. Uma forma saudável e interessante, de conhecer uma das costas europeias em melhor estado de conservação.

O rio Mira, que aqui desagua no Atlântico, beneficia de excelentes condições naturais para a prática da canoagem. Prestigiadas selecções internacionais de canoagem, como a Alemanha e a Polónia, escolhem frequentemente Vila Nova de Milfontes, para a realização de estágios prolongados, o que atesta a excelência das águas do Mira para a prática deste desporto.

Para os amantes do geocaching (1), a localidade também oferece momentos bem passados. Actualmente, em Abril de 2011, encontram-se 18 caches activas em Milfontes. Duas caches na localidade, em locais que constituem ex-libris da vila, e as restantes situadas na envolvência da terra, num claro convite à descoberta do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e toda a beleza natural da zona.

Angra da Cerva - Milfontes


É também possível optar pelos serviços de uma das empresas especializadas em actividades turísticas e de aventura, que entretanto se fixaram na terra. As várias empresas de desportos de aventura oferecem uma vasta gama de actividades aos seus clientes: btt, canoagem, orientação, paintball, tiro com arco, yoga, escalada, passeios a cavalo, passeios de barco, surf, body board, birdwatching, pesca desportiva e expedições fotográficas, são algumas das propostas destas empresas.

Se preferir programas menos desgastantes fisicamente, pode sempre optar por ficar na vila e fazer compras no comércio tradicional ou usufruir de uma das inúmeras esplanadas que a localidade oferece.

Se pretende um maior leque de informação turística sobre Vila Nova de Milfontes, dos restaurantes ao alojamento, passando pelos pontos de interesse, visite o Guia de Milfontes.

milfontes à noite agenda

Vida Nocturna

 Apesar das suas reduzidas dimensões, Milfontes tem uma vida nocturna intensa. Durante o Inverno, a maioria dos espaços apenas abre ao fim-de-semana, sendo as noites de Sexta-feira e Sábado, como é tradicional, as mais animadas e com maior oferta de programas. Já no verão, os espaços multiplicam-se, com a abertura de vários estabelecimentos que encerram no resto do ano. Deixa de haver distinção entre os dias da semana, e todas as noites passam a parecer uma noite de “Sábado”.

A maioria dos estabelecimentos sofre mutações frequentes, tanto a nível decorativo, quanto a nível de staff e gerência, pelo que todos os anos é de esperar novidades. Entre os espaços mais antigos e consagrados de Milfontes, destacamos:

  • Bar Azul – Prima pela decoração, que surpreende quem não conhece. A música é sempre de bom gosto e costuma estar num volume que permite conversar. É aqui que, tanto locais como forasteiros, costumam começar as suas noites.
  • New Villa Kaffé – Antigamente conhecido por “Bar ao Largo”, é um dos favoritos entre os locais. A sua localização, bem no centro de Milfontes, constitui uma vantagem. Para quem procura uma noite de karaoke, as suas noites de Sexta-feira, são uma boa aposta.
  • Discoteca Sudwest – Uma das discotecas mais antigas do sul de Portugal, celebrando este ano o seu 24º aniversário. Na época alta são frequentes as festas temáticas e o djs convidados.

Para informação mais pormenorizada, recomendamos uma visita à nossa Agenda, onde poderá encontrar os próximos eventos em Vila Nova de Milfontes

(1) O geocaching é uma actividade de ar livre, na qual o objectivo é encontrar uma “cache” (uma caixa fechada, geralmente, à prova de água), com um apoio de GPS. As caches geralmente contêm: um logbook, para que se assine a visita, um lápis ou uma caneta e diversos itens para troca. Os itens podem ser movidos, desde que no seu lugar se deixe um objecto do mesmo valor. O objectivo desta actividade, passa por promover a actividade ao ar livre, com uma forte consciência ambiental. Neste momento estão registadas em Portugal, mais de 8000 caches, muitas das quais em locais imperdíveis.




Be Sociable, Share!