Nota Sobre A Campanha Eleitoral Em Vila Nova de Milfontes

campanha vila nova de milfontes

Com a campanha eleitoral para as Autárquicas a aproximar-se do seu término, parece-nos importante esclarecer novamente as razões que nos levaram a não acompanhar a campanha.

Para começar, uma nota importante: o vnmilfontes.info é apenas e só um “site” dedicado a Vila Nova de Milfontes. Não temos qualquer tipo de pretensão de ser um órgão informativo.

Contudo, porque já chegamos a um número substancial de pessoas e porque somos completamente independentes, tomámos inicialmente a decisão de fazer um pequeno acompanhamento da campanha.

Pretendíamos sobretudo que se discutissem ideias e medidas concretas. Para levar a cabo essa pretensão iríamos inquerir todos os candidatos à Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, focando-nos em perguntas que nos pareciam pertinentes.

No dia em que entrámos em contacto com algumas das listas (aquelas cujos contactos já tínhamos), surgiram os primeiros sinais negativos, mostrando que à semelhança do que aconteceu no passado, iríamos assistir novamente a uma campanha manchada pela calúnia, difamação e ataques pessoais.

Porque acreditamos que Vila Nova de Milfontes merece mais do que isso, resolvemos não acompanhar a campanha e não permitir que o nosso “espaço” se tornasse também num campo de batalha.

Esta decisão pode não ter sido a mais justa, principalmente para as listas que fizeram campanhas equilibradas e que desde logo aceitaram o repto que lançámos, contudo para fazer jus à independência que é uma das nossas bandeiras, não poderíamos fazer um acompanhamento parcial da campanha.

Um reparo também aos candidatos à Câmara Municipal: uma campanha sem sumo, sem ideias nem projectos. Organizou-se um debate, o cabeça de lista de um partido não compareceu, outro chegou atrasado e da discussão pouco se retirou. A oposição é quase inexistente e o desfecho é mais do que evidente.

Antes de terminarmos esta pequena nota, uma crítica transversal a todas as listas: uma campanha centrada em nomes e na popularidade dos seus elementos em nada contribui para aumentar a noção de cidadania e de consciência cívica.

Se nos permitem um desejo: esperamos que no final da campanha, os machados de guerra sejam definitivamente enterrados e que quem que vença as eleições trabalhe apenas e só em prol da população de Vila Nova de Milfontes, decidindo com transparência e elevação.

André Alface

Be Sociable, Share!