Nova ETAR de Milfontes – Será Desta?

ETAR de Milfontes

A construção de uma nova ETAR em Milfontes, é uma reivindicação da população desde 1986. É do conhecimento das autoridades competentes, que o actual equipamento se encontra subdimensionado, sobretudo durante os meses de verão, prejudicando de forma directa a qualidade das concorridas praias locais. Após décadas de promessas adiadas e de projectos falhados, parece que, finalmente, podemos ver um esboço de luz no final do túnel. O contrato de adjudicação da obra foi assinado a 17 de Fevereiro de 2011. A empreitada foi adjudicada às empresas OIKOS Construções SA e à EFACEC Engenharias e Sistemas SA, e representa um investimento de 2,2 Milhões de Euros (mais IVA), por parte da Águas Públicas do Alentejo SA, com a participação de fundos comunitários.

Segundo os responsáveis, esta estrutura será construída tendo em conta a sua proximidade com a localidade, sendo dotada de sistemas de desodorização e eliminação de cheiros, assim como de controlo de ruído. O culminar desta obra, também irá possibilitar que se se volte a poder usufruir da praia do Carreiro da Fazenda, uma praia com excelentes condições naturais, hoje em dia deixada ao abandono, em virtude da sua proximidade com as descargas não tratadas da antiga ETAR. Recorde-se, que o antigo emissário submarino de Milfontes foi destruído por acção das marés vivas, apenas três anos após a sua construção.

Em declarações recentes, José Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, afirma que as obras terão início em Junho e aponta, 12 meses como duração expectável da obra, significando assim que as novas instalações poderão já estar a funcionar no verão de 2012. Porém, fontes especializadas na área, garantem que o prazo de conclusão dificilmente será inferior a 18 meses, pelo que um cenário mais realista será a entrada em funcionamento no verão de 2013. Seja como for, cá estaremos para cobrar a concretização da promessa e se for caso disso, agradecer a quem resolveu o problema.

One thought on “Nova ETAR de Milfontes – Será Desta?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *