Volta Ao Alentejo: Passa à Porta de Milfontes Mas Não Entra

Começa na próxima Quarta-feira, dia 20, a 31º edição da Volta ao Alentejo. Ao contrário do que tem sido tradicional, a prova contará este ano com 5 etapas, em vez das 4 habituais.

A etapa mais interessante para os milfontenses será, sem sombra de dúvidas, a 4º, que ligará Ourique a Odemira. Contudo, não poderemos deixar de demonstrar alguma perplexidade perante o percurso traçado.

Senão veja-se, vindo do Cercal, o pelotão seguirá em direcção a Vila Nova de Milfontes para… Seguir de imediato em relação à ponte. Quer isto dizer, que Vila Nova de Milfontes, não terá direito a ser palco da mais importante competição ciclística do Alentejo.

A prova continua depois pelo litoral, visitando a Longueira e Almograve. Na Zambujeira estará uma meta volante e finalmente, a etapa terá a sua conclusão em Odemira. Sabendo que qualquer competição de ciclismo tem uma forte componente de promoção turística, como explicar a ausência de um dos ex-libris do concelho de Odemira do traçado desta prova?

Critério pouco compreensível, até porque sendo a um Sábado, esta etapa poderia beneficiar uma presença considerável de público em Vila Nova de Milfontes. Sendo assim, restará aos milfonteses e aos seus visitantes rumarem até à ponte, para verem a caravana passar.

traçado 4º etapa volta alentejo