Orçamento Participativo: Milfontes precisa de ti!

Votar no Orçamento Participativo

Primeiro de tudo. O que é Orçamento Participativo:

“Orçamento Participativo é um processo democrático participado, através do qual os cidadãos de uma comunidade decidem o destino de uma parte dos recursos públicos disponibilizados pelo Município. Este processo tem como principais objetivos uma maior aproximação das políticas públicas às reais e expectantes necessidades dos cidadãos e ao mesmo tempo potenciar o exercício de uma cidadania participada, ativa e responsável.

O Orçamento Participativo do Município de Odemira assenta num modelo de caráter deliberativo, sendo dividido em duas fases, uma primeira fase em que os cidadãos são convidados a apresentar as suas propostas de investimento (abril a junho) e uma segunda fase onde os cidadãos decidem através de votação (outubro), as propostas vencedoras a incluir no Orçamento Municipal do ano seguinte.”

Fonte: Site da Câmara Municipal de Odemira

Para nós habitantes de Vila Nova de Milfontes o que significa?

Significa sobretudo o momento em que a população se deve unir para, através do voto, conseguir algumas melhorias significativas nas infra-estruturas sociais. São 6 propostas em que só 2 poderão vir a ser concretizadas e, para isso, o seu voto é fundamental.

Temos propostas bastante variadas e todas elas com viabilidade. Umas com mais viabilidade que outras. Penso que seja necessário antes de exercer o direito de voto analisar o que realmente irá trazer mais vantagens e melhorias ao dia a dia dos Milfontenses. Será o recreio interactivo para o seus filhos brincarem com mais condições e segurança? Será o pavilhão e cais já mais do que merecido para o Clube Náutico? Será a zona de lazer para todos que neste momento não existe em Milfontes e tanta falta faz? Será a sala para o desenvolvimento de desportos de combate no pavilhão dos Alagoachos, também já mais que merecido onde se tem feito tantos campeões assim como no clube náutico?

Não deixe que os outros decidam por si e vá exercer o seu voto e escolha na proposta que mais ajudará, melhorará ou construirá infra-estruturas de valor, seguras e em condições para enriquecer a qualidade de vida e assim, consequentemente, enaltecer Vila Nova de Milfontes como uma vila em constante evolução.

As regras da votação são simples: 1 pessoa, 1 só voto.

Dia 23 Outubro de 2012 compareça na Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e exerça o seu direito de voto.

Milfontes necessita de SI!

Informação Útil:

Propostas de Orçamento

Normas e Regulamentos

Marco Matos

Nota: Como plataforma aberta a colaborações, o vnmilfontes.info divulga frequentemente a opinião de autores externos ao nosso projecto. A responsabilidade por este conteúdo recai exclusivamente no seu autor.